segunda-feira, 7 de abril de 2008

Serviço Social e Educação: As perspectivas de avanços do profissional de Serviço social na Obra Social Novo Lar.

A pertinência deste trabalho consiste em contribuir reflexões e conhecimentos acerca da atuação do Serviço Social na Obra Social Novo Lar.
Como objetivo, este estudo buscou identificar a aproximação teórica e prática do profissional Assistente Social ao campo educacional, conhecendo e estudando os problemas sócio-educativos e as contribuições do Serviço Social, visando à realidade social da educação, como também a mapeando quanto a estes problemas de forma a garantir aos educandos a melhoria das condições de estudo.
Mediante as propostas acima mencionadas, supõe-se que os problemas sócios educacionais podem ser atenuados por meio da atuação interdisciplinar do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais profissionais da Obra. Acredita-se que atuação do Assistente Social na Obra poderá contribuir para ampliação da política educacional.
Salienta-se que tendo em vista que a educação é uma política pública de direito constitucional, este, portanto, deve ser garantido não somente com a democratização do acesso do sujeito à educação, mas, sobretudo à qualidade do ensino, a fim de promover o crescimento cultural do individuo enquanto cidadão. Nesse contexto cabe ao profissional Assistente Social, por meio de sua prática, ampliar e contribuir para sua garantia.
A prática do Assistente Social situa-se numa perspectiva crítica, e se faz participante da transformação social, portanto, o profissional do Serviço Social deverá através desta desenvolver as seguintes atividades:

v Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para a caracterização da população escolar;
v Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhor o desempenho e rendimento do educando e sua formação para o exercício da cidadania;
v Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência; o uso de drogas em geral, bem como visem prestar esclarecimento e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública;
v Articulação com Instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e educandos para atendimento de suas necessidades;
v Elaboração e desenvolvimento de projetos sociais específicos para o crescimento da Obra;
v Participação nos conselhos municipais;
v Visita domiciliar a famílias dos educandos;
Verifica-se que atuação do profissional Assistente Social na Obra está presente nas mais variadas expressões cotidianas, tanto nas relações externas, como a família, sociedade e entre outros, quanto nas relações internas que são os diferentes conjuntos de profissionais e educandos, entre outros que compõem o campo educacional.
Compreende-se que a prática do profissional Assistente Social não está firmada sobre uma única necessidade, sua especificidade está no fato de atuar sobre várias necessidades. Assim, para que está prática contribua no processo educacional, é preciso que seja critica e participativa e esteja relacionada com as dimensões estruturais e conjunturais da realidade, ou seja, baseada no conhecimento da realidade em sua totalidade.
Para Almeida (2000, p.2), a prática do Assistente Social na escola significa:
[...] pensar sua inserção na área de educação não como uma especulação sobre a possibilidade de ampliação do mercado de trabalho, mas como uma reflexão de natureza política e profissional sobre a função social da profissão em relação às estratégias de luta pela conquista da cidadania através da defesa dos direitos sociais das políticas sociais.
Compreendeu-se, por meio do processo metodológico deste trabalho, que uma possível inserção do Assistente Social no quadro de profissionais da Obra Social Novo Lar contribuirá para que a mesma execute sua função social, de proteção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente (ECA), inclusive o direito à cultura, pois os problemas sociais como: evasão escolar, indisciplina, dificuldade econômica, desagregação familiar, envolvimento em drogas, gravidez precoce, desinteresse do aluno, dentre outras questões emergentes, exigem a intervenção de uma equipe interdisciplinar.



Bibliografia:
Almeida, N.L.T. Serviço Social e política educacional: um breve balanço e desafio desta relação. 1º Encontro de Assistentes Sociais na área de educação. Belo Horizonte, 28 março 2003; p. 1-9.

_______. O Serviço Social na Educação. Revista Inscrita Conselho Federal de Serviço Social. Brasília n.6, ano 3, julho. 2000, p.19-24.

Morin, Edgar. Os Sete Saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez. 2003.




Escrito por:
Perla Silva
Assistente Social CRESS: 5184
Obra Social Novo Lar

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